Macron não vem à Cúpula da Amazônia e gera incômodo no Itamaraty
O presidente da França, Emmanuel Macron, informou, nesta quinta-feira (3) que não virá para Cúpula da Amazônia. Ele foi convidado pelo presidente Lula porque a Guiana Francesa, que...
O presidente da França, Emmanuel Macron, informou, nesta quinta-feira (3) que não virá para Cúpula da Amazônia. Ele foi convidado pelo presidente Lula porque a Guiana Francesa, que é território do país, abriga uma parte da floresta.
Nesta quinta-feira (02), o Itamaraty havia confirmado a presença do presidente francês, mas hoje ele disse não ao convite do presidente petista. A decisão de Macron gerou incômodo no Ministério das Relações Exteriores, segundo a Folha.
“Seria importante que ele viesse, porque não é ficar falando da Amazônia lá da Europa. Venha conhecer a Amazônia. Venha ver como você é o povo ribeirinho, como vivem os nossos indígenas“, disse o presidente petista em entrevista coletiva.
O governo considera a Cúpula da Amazônia, que acontece entre os dias 8 e 9 de agosto, em Belém, um dos principais eventos da agenda das relações exteriores. Até o momento, o presidente francês não indicou ninguém para representá-lo no evento.
O governo está desconfiado de que Macron deve enviar alguém de baixo escalão do governo francês para representá-lo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)