Exploração da Foz do Amazonas: “Podem continuar sonhando”, diz Lula
O governo federal vai insistir na exploração de petróleo na Foz do Amazonas. Segundo o presidente Lula, Petrobras "tem o direito de corrigir" falhas e apresentará novos dados técnicos sobre a empreitada...
O governo federal vai insistir na exploração de petróleo na Foz do Amazonas. Segundo o presidente Lula, Petrobras “tem o direito de corrigir” falhas e apresentará novos dados técnicos sobre a empreitada.
O Ibama proibiu a perfuração de um poço a cerca de 160 km da costa do Oiapoque, no Amapá, e a cerca de 500 km da foz do Rio Amazonas.
“Podem continuar sonhando e eu também quero continuar sonhando. Nós tínhamos a Petrobras com uma plataforma preparada para fazer pesquisa nessa região. Houve um estudo do Ibama que dizia que não era possível, mas esse estudo do Ibama não é definitivo, porque eles apontam falhas técnicas que a Petrobras tem o direito de corrigir”, defendeu Lula.
A declaração foi dada na manhã desta quinta-feira (3) em entrevista a rádios da Amazônia.
Lula afirmou que o assunto ainda está sendo discutido no governo e prometeu um desfecho em breve.
“Estamos num processo de discussão interna e acho que logo, logo a gente vai ter uma decisão do que a gente pode fazer. A gente primeiro tem que explorar, tem que fazer a pesquisa. Se a pesquisa apontar, constatar que a gente tem o que a gente pensa que tem lá embaixo, ai sim nós vamos fazer a segunda discussão. Como fazer para explorar sem causar nenhum prejuízo a qualquer espécie amazônica”, concluiu.
O assunto foi motivo de um entrevero entre Lula e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Ela teria ignorado a ordem de Lula em relação ao pedido da Petrobras para perfurar a foz do Rio Amazonas.
A Petrobras apresentou recurso contra a decisão do Ibama, mas não há data para uma nova análise.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)