Rússia anuncia suspensão do acordo de grãos com a Ucrânia
A Rússia anunciou nesta segunda-feira (17) a suspensão do acordo que permitia à Ucrânia exportar grãos pelo Mar Negro, poucas horas após uma explosão derrubar a ponte russa para a Crimeia...
A Rússia anunciou nesta segunda-feira (17) a suspensão do acordo que permitia à Ucrânia exportar grãos pelo Mar Negro, poucas horas após uma explosão derrubar a ponte russa para a Crimeia.
Segundo o Kremlin, não há ligação entre o ataque e o fim do pacto, considerado essencial para a estabilidade dos preços globais de alimentos.
“Na verdade, os acordos do Mar Negro deixaram de ser válidos hoje. Infelizmente, a parte desses acordos do Mar Negro em relação à Rússia não foi implementada até agora, então seu efeito foi encerrado”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Na semana passada, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ameaçou deixar o acordo se as exigências russas não fossem atendidas.
“Podemos suspender nossa participação no acordo e, se todos mais uma vez disserem que todas as promessas feitas a nós serão cumpridas, deixe-os cumprir essa promessa. Voltaremos imediatamente a este acordo”, afirmou.
Patrocinador do acordo, o presidente turco, Recep Tayyip Ergogan, disse que os ministros das Relações Exteriores de Rússia e Turquia iriam conversar ainda hoje sobre o tema.
Os países do Ocidente acusam a Moscou de usar sua influência sobre o acordo de grãos para enfraquecer as sanções financeiras impostas por eles, já que que não se aplicam às exportações agrícolas russas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)