Lula dará medalha a pesquisador que mostrou riscos da cloroquina
Em uma solenidade na manhã desta quarta-feira (12) no Palácio do Planalto, Lula e a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, devem entregar a Ordem do Mérito Científico a cientistas brasileiros — alguns deles, pressionados durante o governo de Jair Bolsonaro. Entre eles, está Marcus Lacerda (foto)...
Em uma solenidade na manhã desta quarta-feira (12) no Palácio do Planalto, Lula e a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, devem entregar a Ordem do Mérito Científico a cientistas brasileiros — alguns deles, pressionados durante o governo de Jair Bolsonaro. Entre eles, está Marcus Lacerda (foto), pesquisador que apresentou um estudo ainda em 2020 apontando a ineficácia da cloroquina para tratamento da Covid.
O pesquisador chegou a sofrer ameaças após a publicação da pesquisa, em linha com outras realizados em todo o mundo. Em abril de 2020, a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Civil do Amazonas informaram investigar ameaças de morte a Lacerda, após dados preliminares do estudo apontarem que uma alta dose de cloroquina é muito tóxica para pacientes em estado grave.
Além disso, Bolsonaro revogou a Ordem do Mérito Científico que Marcus já tinha. Isso viria a ocorrer apenas um ano e meio após o início da pandemia.
Outro nome a receber a comenda novamente do governo nesta quarta-feira é a pesquisadora Adele Benzanken, que perdeu a medalha na mesma data. Ela já havia sido sacada de seu cargo em 2020, após coordenar a edição de uma cartilha pela prevenção de ISTs em populações trans. À época, a pesquisadora já havia dito que a manobra de Bolsonaro era “no mínimo, deselegante.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)