BC diz que o Brasil vai crescer mais que o previsto
O Banco Central revisou a estimativa de crescimento do PIB...
O Banco Central revisou a estimativa de crescimento do PIB de 1,2% para 2% em 2023, conforme projeção publicada nesta quinta-feira (29) no Relatório de Inflação.
“A projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023 passou de 1,2%, no Relatório de Inflação anterior, para 2,0% neste Relatório, em razão da surpresa positiva no primeiro trimestre”, afirmou o BC.
Impulsionado pela agropecuária, o PIB brasileiro cresceu 1,9% nos três primeiros meses do ano, superando as expectativas.
Apesar da elevação, a projeção continua refletindo o cenário prospectivo de desaceleração de atividade econômica.
Para a inflação em 2023, o Banco Central reduziu a estimativa de 5,8%, em março deste ano, para 5% neste mês. Para 2024 e 2025, as projeções da autoridade monetária para o IPCA recuaram para 3,4% e 3,1%, respectivamente.
“O comportamento benigno recente nos preços atacado, tanto na parte de alimentos quanto na parte de industriais, sugere continuidade do movimento de arrefecimento da inflação nos próximos meses, considerando as variações na margem. Para o segundo semestre de 2023, entretanto, espera-se uma maior inflação acumulada em doze meses, como consequência da exclusão, nesse indicador, do efeito das medidas tributárias que reduziram o nível de preços no terceiro trimestre de 2022 e da manutenção dos efeitos das medidas tributárias deste ano”, disse o BC.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)