Exigências da UE para acordo são “ameaça” ao Mercosul, diz Lula
Lula afirmou nesta sexta-feira (23) que a União Europeia “ameaça” o Mercosul com suas demandas para o acordo de livre comércio entre os dois blocos...
Lula afirmou nesta sexta-feira (23) que a União Europeia “ameaça” o Mercosul com suas demandas para o acordo de livre comércio entre os dois blocos.
Em discurso na Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, em Paris, o petista disse que a carta adicional feita pela UE “não permite que se faça um acordo”.
“Eu estou doido para fazer um acordo com a União Europeia. Mas não é possível, a carta adicional feita pela União Europeia não permite que se faça um acordo. Nós vamos fazer a resposta, e vamos mandar a resposta, mas é preciso que a gente comece a discutir. Não é possível, que nós temos uma parceira estratégica, e haja uma carta adicional que faça ameaça a um parceiro estratégico”, afirmou.
Negociado desde 1999, o acordo entre Mercosul e União Europeia foi finalizado em 2019. Em 2021, os blocos encerraram as negociações relacionadas a aspectos políticos e de cooperação. Desde então, ele entrou em fase de revisão.
A UE enviou ao Mercosul um documento com “instrumentos adicionais” a serem adicionados ao acordo, prevendo sanções em caso de descumprimentos de obrigações par parte dos países participantes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)