Blinken e chanceler chinês se reúnem em busca de aliviar tensões
Os chefes da diplomacia dos Estados Unidos, Anthony Blinken, e da China, Qin Gang, reuniram-se neste domingo (18) em Pequim. Essa é a...
Os chefes da diplomacia dos Estados Unidos, Anthony Blinken, e da China, Qin Gang, reuniram-se neste domingo (18) em Pequim. Essa é a primeira visita de um secretário de Estado americano ao país asiático em cinco anos.
A visita de Blinken estava inicialmente prevista para fevereiro, após encontro entre Joe Biden e o presidente chinês, Xi Jinping, mas foi cancelada em cima da hora depois que Washington afirmou ter detectado um balão de espionagem chinês sobre o território americano.
O objetivo da viagem é aliviar as crescentes tensões entre as duas potências mundiais. De acordo com a imprensa chinesa, Qin Gang e Blinken discutirão temas como “cooperação econômica, o conflito Rússia-Ucrânia, a questão de Taiwan e os preparativos para as próximas reuniões de alto nível”.
Antes de partir para a China, o secretário de Estado americano afirmou que o objetivo da viagem é “abrir linhas diretas de comunicação para que os dois países possam gerenciar nossa relação de maneira responsável, o que inclui enfrentar alguns desafios e percepções equivocadas e evitar erros de cálculo”.
Qin e Blinken já tinham trocado críticas na quarta-feira, durante telefonema. Na ocasião, o ministro chinês pediu que os EUA cessassem ações que prejudiquem a soberania e os interesses de desenvolvimento da China “em nome da concorrência”.
Blinken pediu a Qin que “mantenha as linhas de comunicação abertas” para evitar conflitos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)