Ditador da Nicarágua dissolve a Cruz Vermelha e confisca seus bens
O ditador da Nicarágua, Daniel Ortega (foto) —amigão de Lula, não custa lembrar—, ordenou a dissolução da Cruz Vermelha no país e o confisco de todos os seus bens...
O ditador da Nicarágua, Daniel Ortega (foto) —amigão de Lula, não custa lembrar—, ordenou a dissolução da Cruz Vermelha no país e o confisco de todos os seus bens, informa O Globo.
Mundialmente respeitada, a ONG de assistência social atuava em território nicaraguense desde 1931, quando a capital, Manágua, foi atingida por um terremoto de grandes proporções, seguido por um incêndio.
A medida, relata o jornal carioca, foi em represália ao socorro prestado pela Cruz Vermelha aos feridos durante a onda de protestos contra a ditadura em 2018.
A lei aprovada pela Assembleia Nacional da Nicarágua, dominada por Ortega, revogou o decreto de fundação da ONG e desapropriou todos os seus bens em benefício do Estado. Eles passarão a ser geridos por uma “nova Cruz Vermelha” ligada ao Ministério da Saúde da ditadura.
O regime também acusou a Cruz Vermelha de não cumprir normas de prestação de contas para ONGs, o mesmo pretexto usado para suspender outras 3.290 organizações não governamentais nos últimos cinco anos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)