Deputado usou R$ 2,3 mi para asfaltar vias que levavam à Igreja Universal
A Controladoria-Geral da União (CGU) apontou que o deputado Márcio Marinho (Republicanos-BA), ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, garantiu 2,3 milhões de reais em verbas públicas para o...
A Controladoria-Geral da União (CGU) apontou que o deputado Márcio Marinho (Republicanos-BA), ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, garantiu 2,3 milhões de reais em verbas públicas para o asfaltamento de uma via em Irecê (BA), que dá acesso a uma propriedade privada da igreja. A obra foi comandada pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf).
A denúncia da CGU foi revelada pelo jornal O Globo, e consta em um relatório público apresentado no mês passado. Os auditores apontam que a obra, realizada no final de 2019, “foi integralmente executada em área privada, contrariando o edital”.
A Codevasf reconhece que a via que liga à Fazenda Nova Canaã, projeto social da Igreja, não é integralmente de domínio público, mas considerou que a Universal “presta serviços de caráter social e sem fins lucrativos, aduzindo, portanto, assemelhar-se a caráter público/social.”
No relatório, a Codevasf — o centro do chamado orçamento secreto, que garantiram verbas para deputados do Centrão — diz que mudou seu entendimento sobre o tema desde a obra e que tais asfaltamentos “não mais se repetirão”. Ao Globo, Márcio Marinho disse que pediu a obra diretamente ao comando da companhia, no que foi atendido.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)