Anac é notificada sobre suspeita de racismo em voo da Gol
Os ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos notificaram a Agência Nacional de Aviação Civil depois de uma mulher negra ter sido expulsa de um avião da Gol, na noite...
Os ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos notificaram a Agência Nacional de Aviação Civil depois de uma mulher negra ter sido expulsa de um avião da Gol, na noite de sexta-feira (28). O caso, que ganhou repercussão nas redes sociais, ocorreu durante um voo que partia de Salvador para São Paulo.
Em vídeo publicado pelo apresentador da TV Globo Manoel Soares, uma mulher identificada como Samantha Vitena é retirada em meio a uma discussão sobre despacho de sua bagagem. Um dos agentes afirma que a decisão foi tomada por determinação do comandante. Também é possível ouvir na gravação outros passageiros condenando a atitude, que julgaram racista.
Os relatos, disseram os ministérios, foram recebidos “com indignação”. As pastas solicitaram a adoção de medidas para prevenir, coibir e colaborar com a apuração de casos de racismo “praticados por agentes de empresas aéreas”.
A Gol afirmou em nota que havia uma grande quantidade de bagagens para serem acomodadas a bordo e muitos clientes colaboraram despachando volumes gratuitamente.
“Mesmo com todas as alternativas apresentadas pela tripulação, uma cliente não aceitou a colocação da sua bagagem nos locais corretos e seguros destinados às malas e, por medida de segurança operacional, não pôde seguir no voo”, disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)