Após ir à China, Macron conversa com Biden
Joe Biden e Emmanuel Macron (foto) conversaram nesta quinta-feira (20) depois de o presidente da França causar mal-estar em Washington ao viajar à China para se encontrar com Xi Jinping, no começo deste mês...
Joe Biden e Emmanuel Macron (foto) conversaram nesta quinta-feira (20) depois de o presidente da França causar mal-estar em Washington ao viajar à China para se encontrar com Xi Jinping, no começo deste mês.
Além da viagem, em entrevista divulgada no último dia 9, Macron defendeu que a Europa seja mais independente dos EUA e da China e afirmou que os países europeus correm o risco de se tornar “vassalos” em meio às tensões entre as duas superpotências.
Com a conversa desta quinta, o presidente americano “buscou provar que EUA e França continuam juntos na disputa geopolítica contra a China”, relata a Folha.
Os comunicados divulgados pela Casa Branca e pelo Eliseu, no entanto, contêm diferenças. Enquanto o governo dos EUA disse que os dois líderes “reafirmaram a importância de manter a paz e a estabilidade no estreito de Taiwan”, o governo da França não fez menção a Taiwan, assunto considerado sensível pela China.
Segundo a nota da Casa Branca, os dois mandatários “também reiteraram seu firme apoio à Ucrânia diante da agressão brutal da Rússia”. O Eliseu reiterou que a China tem um papel a desempenhar para encerrar o conflito, que já dura mais de um ano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)