Crusoé: “Checagem chapa-branca”
As fake news, notícias falsas fabricadas com o intuito de enganar o leitor, têm sido combatidas no país com relativo sucesso por diversas agências de checagem nos últimos anos, sendo que Crusoé faz parte desse movimento, por meio do projeto Comprova...
As fake news, notícias falsas fabricadas com o intuito de enganar o leitor, têm sido combatidas no país com relativo sucesso por diversas agências de checagem nos últimos anos, sendo que Crusoé faz parte desse movimento, por meio do projeto Comprova.
No final de março, contudo, os brasileiros foram apresentados a um novo tipo de ação, quando a Secretaria de Comunicação Social, a Secom, anunciou a criação da primeira agência oficial de checagem de fatos, a Brasil Contra Fake. Até a quarta-feira, 12, o portal contava com exatas 60 publicações.
Crusoé fez uma análise do material e conversou com especialistas no assunto. A conclusão é de que a Secom, sob o comando do ministro-chefe Paulo Pimenta (foto), está fazendo algo inédito no Brasil e perigoso ao se aproveitar da credibilidade do jornalismo e da estética das agências de checagem para favorecer o governo.
LEIA MAIS AQUI; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)