EUA têm espiões em órgãos de guerra da Rússia, mostram documentos
Um segundo lote de documentos das Forças Armadas dos Estados Unidos vazou nas redes sociais na sexta-feira (7) com conteúdo que parece detalhar os segredos de segurança nacional...
Um segundo lote de documentos das Forças Armadas dos Estados Unidos vazou nas redes sociais na sexta-feira (7) com conteúdo que parece detalhar os segredos de segurança nacional dos americanos sobre a guerra na Ucrânia. Ainda não se sabe como o material foi vazado; o Departamento de Justiça anunciou uma investigação sobre o caso.
Apesar de serem documentos das Forças Armadas, há informações que foram repassada de outros órgãos, como a CIA e a Agência de Segurança Nacional (NSA).
Reportagem publicada neste sábado (8) no jornal The New York Times revela que os documentos provam que os EUA têm espiões em quase todos os serviços de segurança da Rússia.
Os documentos, do final de fevereiro e início de março, descrevem também a falta de munições da defesa aérea ucraniana e discutem os avanços das tropas russas na cidade de Bakhmut. Os relatórios de inteligência indicam ainda que os EUA têm espionado os principais líderes militares e políticos da Ucrânia.
Segundo o New York Times, o material reforça a ideia de que as autoridades de inteligência têm uma compreensão mais clara das operações militares russas do que do planejamento ucraniano.
O vazamento tem o potencial de prejudicar a relação com a Ucrânia, além de dar a Moscou uma oportunidade de cortar as fontes de informação das agências russas das quais os EUA têm maior conhecimento, diz o jornal.
Esse tipo vazamento já atrapalhou as relações dos Estados Unidos com países aliados e levantou dúvidas sobre a capacidade do país de guardar seus segredos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)