Donald Trump é indiciado em Nova York
O ex-presidente dos EUA Donald Trump (foto) foi indiciado por um grande júri em Nova York nesta quinta-feira (30)...
O ex-presidente dos EUA Donald Trump (foto) foi indiciado por um grande júri em Nova York nesta quinta-feira (30).
O republicano é o primeiro ex-mandatário a ser indiciado criminalmente na história do país. Os detalhes do indiciamento ainda não foram revelados.
O caso envolve denúncias contra Trump por suposta falsificação de registros comerciais do seu conglomerado, a Trump Organization, em um esquema para subornar a ex-atriz pornô Stormy Daniels, para que ela não revelasse suposto affair com o magnata, que teria ocorrido em 2006.
O então advogado pessoal de Trump, Michael Cohen, pagou a representantes de Daniels 130.000 dólares por meio de uma empresa de fachada em outubro de 2016, a menos de um mês das eleições presidenciais daquele ano, vencidas pelo magnata.
Apesar do acordo, o caso foi revelado antes do dia da eleição, 8 de novembro.
O suborno, em si, não é ilegal, mas a falsificação de registros comerciais é uma contravenção no estado de Nova York.
O caso pode ser mais grave caso tenha avançado a denúncia de falsificação de registros comerciais para cometer outros crimes, decorrente de reembolso feito por Trump a Cohen, supostamente pelo suborno, quando ele já era presidente dos EUA. Esse desdobramento pode configurar fraude de gasto de campanha eleitoral.
O indiciamento de hoje não deve impedir Trump de concorrer à Casa Branca em 2024, como destacou no podcast Latitude Carlos Gustavo Poggio, professor de ciência política e relações internacionais do Berea College — mas isso pode ocorrer caso o ex-presidente seja condenado no caso da invasão do Capitólio, em 8 de janeiro de 2021.
Assista:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)