Incerteza na economia mundial é ‘excepcionalmente alta’, diz chefe do FMI
A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva (foto), alertou neste domingo (26) sobre o aumento de novos riscos para a estabilidade financeira após a...
A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva (foto), alertou neste domingo (26) sobre o aumento de novos riscos para a estabilidade financeira após a recente turbulência do setor bancário.
Durante conferência em Pequim, a chefe do FMI disse que as incertezas na economia mundial continuam “excepcionalmente altas”, com o crescimento econômico global em desaceleração para menos de 3% neste ano em razão, entre outras coisas, da guerra na Ucrânia e “efeitos” da pandemia.
“Os riscos para a estabilidade financeira aumentaram em um momento de níveis de dívida mais altos”, disse Georgieva no Fórum de Desenvolvimento da China.
“A rápida transição de um período prolongado de baixas taxas de juros para taxas muito mais altas necessárias para combater a inflação inevitavelmente gera tensões e vulnerabilidades, como vimos em desenvolvimentos recentes no setor bancário.”
O setor financeiro global foi abalado pelo colapso neste mês do Silicon Valley Bank, que levou também à falência do Signature Bank e à aquisição do Credit Suisse pelo grupo UBS.
“Vimos também agentes políticos agirem de maneira decisiva em resposta aos riscos de estabilidade financeira (…) essas medidas acalmaram os mercados até certo ponto, mas a incerteza se mantém alta e reforça a necessidade de vigilância”, acrescentou a chefe do FMI.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)