Crusoé: “A jogada arriscada de Macron”
"Em 279 antes de Cristo, Pirro, general e rei do Épiro — região que hoje abrange território da Grécia e da Albânia —, derrotou as legiões romanas na batalha de Ásculo", lembra Crusoé...
“Em 279 antes de Cristo, Pirro, general e rei do Épiro — região que hoje abrange território da Grécia e da Albânia —, derrotou as legiões romanas na batalha de Ásculo“, lembra Crusoé.
“Seu exército, porém, sofreu tantas baixas nesse confronto que, sem homens para reposição, acabaria perdendo a guerra contra Roma. Segundo Plutarco, quando alguém cumprimentou Pirro por vencer a batalha, o rei respondeu: ‘Outra vitória como essa e eu vou me arruinar completamente’.”
“É desse episódio histórico que vem a expressão ‘vitória de Pirro’, que agora, em 2023 d.C., talvez sirva para descrever o que pode acontecer ao governo de Emmanuel Macron [foto] após ter aprovado a reforma da Previdência na França. Polêmica por si só, a reforma, cujo ponto principal é o aumento da idade mínima de aposentadoria de 62 para 64 anos, provocou a clássica reação francesa: gente saindo às ruas de Paris e outras cidades para protestar e queimar coisas.”
LEIA MAIS AQUI; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)