PDT aciona TSE para saber se deputados podem largar partidos após federações
O PDT apresentou há pouco uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE, foto) para saber se os deputados federais podem deixar seus respectivos partidos, sem perder o mandato, caso as siglas tenham integrado uma federação...
O PDT apresentou há pouco uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE, foto) para saber se os deputados federais podem deixar seus respectivos partidos, sem perder o mandato, caso as siglas tenham integrado uma federação.
Na consulta, o PDT argumenta que, com as federações, os partidos correm o risco de mudar o programa ideológico, o que abriria margem para que os deputados pudessem deixar os partidos sem perder o mandato.
“A ocorrência de uma federação partidária pode alterar substancialmente o programa, o estatuto, a ideologia e as posições históricas de determinado partido político federado, com a incidência de novos direitos e deveres aos parlamentares e filiados”, diz o PDT na ação.
Essa consulta foi apresentada no momento em que o PDT e PSB discutem a formação de um consórcio entre as duas siglas. Há divergências internas entre os dois partidos. Integrantes do PDT, por exemplo, não concordam com a pré-candidatura da deputada federal Tabata Amaral (PSB) à prefeitura de São Paulo.
Hoje, em entrevista à Crusoé, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, defendeu a federação para fortalecer as duas siglas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)