Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra Putin por crimes de guerra
O Tribunal Penal Internacional emitiu nesta sexta-feira (17) um mandado de prisão contra Vladimir Putin por crimes de guerra...
O Tribunal Penal Internacional emitiu nesta sexta-feira (17) um mandado de prisão contra Vladimir Putin por crimes de guerra.
O presidente russo é acusado de ser responsável pela “deportação ilegal” e “transferência ilegal” de crianças de áreas ocupadas da Ucrânia para a Rússia.
“O Sr. Vladimir Vladimirovich Putin, nascido em 7 de outubro de 1952, Presidente da Federação Russa, é alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população [crianças] e de transferência ilegal de população [crianças] de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa”, diz o tribunal.
Além de Putin, a Corte Internacional também ordenou a prisão da Comissária para os Direitos da Criança da Rússia, Alekseyevna Lvova-Belova, pelos mesmos crimes.
Kiev acusa Moscou de sequestrar crianças ucranianas e treiná-las para se tornarem cidadãs russas.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, “possíveis mandados de prisão são legalmente nulos” para Moscou, já que o país não faz parte do Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)