Com maioria de reeleitos, Alesp dá posse a 94 deputados nessa quarta-feira
A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) dará posse, nesta quarta-feira (15), a 94 deputados, para a nova legislatura que começa um mês e meio após o Congresso Nacional e os outros 25 estados e o Distrito Federal...
A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) dará posse, nesta quarta-feira (15), a 94 deputados, para a nova legislatura que começa um mês e meio após o Congresso Nacional e os outros 25 estados e o Distrito Federal.
Destes, 55 nomes foram reeleitos e sete voltam para um mandato depois de quatro anos fora do Legislativo estadual. Outros 32 assumem um mandato pela primeira vez na Casa.
A bancada tende a ficar mais próxima de extremos: Impulsionado pelo bolsonarismo em 2022 —que levou o governo com Tarcísio Gomes de Freitas, o Senado com Marcos Pontes e parte relevante da bancada na Câmara— o PL terá a maior bancada da Casa, com 19 cadeiras (12 a mais que o eleito em 2018), o que beneficia Tarcísio. O PT vem logo atrás, com 18 nomes.
Já partidos mais próximos do centro viram sua bancada murchar: O PSL e o DEM, que elegeram 22 nomes em 2018, agora terão oito . E o PSDB, que já dominou a Casa nos anos de Geraldo Alckmin no poder, terá um ligeiro aumento, passando de oito para nove cadeiras (eram 22 em 2014).
A cerimônia, que começa às 15h, deve também eleger o André do Prado (PL) como o presidente da Casa pelos próximos dois anos. O atual presidente da Alesp, Carlão Pignatari (PSDB), já o trata publicamente como seu sucessor. O nome é próximo de Valdemar Costa Neto e tem o apoio de Tarcísio. Até o PT consentiu com o acordo, já aceitando que terá cargos na mesa diretora da Alesp.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)