O lobby das ministras de Lula para o STF
A ala feminina do Palácio do Planalto e integrantes de movimentos sociais intensificaram o lobby em prol da jurista Soraia Mendes para uma das duas vagas ao Supremo Tribunal Federal que serão abertas este ano...
A ala feminina do Palácio do Planalto e integrantes de movimentos sociais intensificaram o lobby em prol da jurista Soraia Mendes para uma das duas vagas ao Supremo Tribunal Federal que serão abertas este ano.
Em 2023, os ministros Ricardo Lewandowski e Rosa Weber completarão 75 anos e deixarão o Tribunal. O favorito para a vaga de Lewandowski é o ex-advogado de Lula na Lava Jato, Cristiano Zanin. Para a vaga da Rosa, até mesmo integrantes do STF já passaram a defender a indicação de uma mulher.
Hoje, durante sessão em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o ministro Edson Fachin fez campanha para que a próxima ministra da Corte seja uma mulher. Mulher e negra. Alguns aliados de integrantes do STF enxergaram na fala uma alusão indireta à Soraia Mendes, que é mulher e negra.
Jurista, escritora e advogada com atuação e obras reconhecidas pelo Supremo Tribunal Federal e pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, Soraia tem tido conversas com diferentes integrantes do governo.
Na semana passada, ela esteve em encontros com ministros da Suprema Corte. Como advogada, a jurista teve importantes atuações em casos emblemáticos como que envolveu o estupro da influencer Mariana Ferrer; o assédio sexual à comediante Dani Calabresa e outras atrizes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)