China estabelece meta de crescimento de 5%
O governo chinês estabeleceu como meta para 2023 um crescimento econômico de “cerca de 5%”, anunciou neste domingo (5) o premiê Li Keqiang...
O governo chinês estabeleceu como meta para 2023 um crescimento econômico de “cerca de 5%”, anunciou neste domingo (5) o premiê Li Keqiang.
“Devemos priorizar a recuperação e expansão do consumo [interno]”, afirmou o primeiro-ministro. O anúncio foi feito depois de Pequim desmantelar a política de Covid Zero e restabelecer a atividade econômica do país.
No ano passado, o crescimento da China foi de 3%, percentual mais baixo desde 1976, atrás apenas de 2020, quando a pandemia praticamente paralisou o país.
A meta foi divulgada na abertura da reunião anual do Congresso Nacional do Povo (NPC), reunião legislativa anual que deve durar dez dias.
A China também anunciou que orçamento militar para 2023 aumentará 7,2%, cerca de 1,55 trilhão de yuans (US$ 224 bilhões), de acordo com um projeto de relatório orçamentário divulgado com a abertura do evento.
Trata-se do oitavo ano consecutivo de aumentos percentuais de um dígito. Além de ter o maior Exército permanente do mundo, a China tem a maior Marinha do planeta e no ano passado lançou o seu terceiro porta-aviões.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)