Rússia culpa Ucrânia por ataques a vilarejos no sul do país
Vladimir Putin (foto) cancelou, nesta quinta-feira (2), uma viagem que faria ao Cáucaso russo, após ataques às cidades Liubechan e Suchani, no sul da Rússia, atribuídos a um grupo pró-Ucrânia...
Vladimir Putin (foto) cancelou, nesta quinta-feira (2), uma viagem que faria ao Cáucaso russo, após ataques às cidades Liubechan e Suchani, no sul da Rússia, atribuídos a um grupo pró-Ucrânia.
Segundo a mídia estatal russa, 40 soldados invadiram os vilarejos e atiraram nos moradores, matando ao menos uma pessoa.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Putin convocou uma reunião com o Conselho de Segurança russo para sexta-feira (3) e que os ataques estão sendo tratados como “terrorismo”.
“Estamos falando de um ataque terrorista. Medidas estão sendo tomadas para eliminá-los”, afirmou.
Na Ucrânia, o conselheiro de Segurança da Presidência, Mikhailo Podolyak, classificou as afirmações como uma “provocação deliberada” de Moscou para “justificar” a ofensiva no território vizinho.
“A história sobre o grupo de sabotagem [ucraniano] na [Rússia] é uma clássica provocação deliberada”, disse Podolyak no Twitter.
“[A Rússia] quer assustar seu povo para justificar o ataque a outro país e a crescente pobreza após o ano de guerra. O movimento partidário [na Rússia] está ficando mais forte e mais agressivo. Tema seus partidários”, acrescentou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)