Projeto-piloto do real digital começa em março, diz Campos Neto
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (foto), falou em "fomentar novos negócios" no segmento de serviços financeiros com o real digital...
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (foto), falou em “fomentar novos negócios” no segmento de serviços financeiros com o real digital. Como mostramos, o BC está avançado nas discussões sobre o modelo, que deverá ser lançado no final de 2024, como reforçou Campos Neto, em evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília, nesta segunda (27).
Ele também afirmou que o projeto-piloto do real digital, futura moeda virtual oficial do país, vai começar em março.
“Em termos de próximos passos, no mês que vem, a gente vai ter o piloto funcionando, então no mês que vem a gente já vai ter um piloto da moeda digital, o Brasil vai ser um dos primeiros países do mundo a fazer isso. […] “A medida em que a gente vai tendo segurança, a ideia é ter alguma coisa funcionando no máximo no final de 2024”, disse Campos Neto.
Ainda durante ele, ele afirmou que o BC está “trabalhando muito” com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na regulação de criptoativos. “É importante a CVM estar 100% alinhada com a gente”, acrescentou Campos Neto.
A criação da nova versão do real promete ser uma resposta incisiva dos bancos centrais à atuação dos emissores de criptomoedas, como o Bitcoin e o Ethereum. A ideia é que o modelo funcione como um “Pix inteligente”. O real digital poderá ser usado em operações de pagamentos, transferências, investimentos, câmbio e formação de reservas de valor.
Com a moeda será possível vincular uma transferência a determinadas condições. O cidadão poderá, por exemplo, programar o uso do dinheiro, que só será liquidado se respeitar as condições acordadas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)