Crusoé: “A disputa pela verdade na Wikipédia”
Em 2020, a revista norte-americana Wired definiu a Wikipédia como "O Último Lugar Legal da Internet" — uma afirmação que não é, de todo, exagerada: criada em 2001, ela é o sétimo site mais visitado do planeta e o único site do Top 10 que não tem fins lucrativos, lembra a Crusoé...
Em 2020, a revista norte-americana Wired definiu a Wikipédia como “O Último Lugar Legal da Internet” — uma afirmação que não é, de todo, exagerada: criada em 2001, ela é o sétimo site mais visitado do planeta e o único site do Top 10 que não tem fins lucrativos, lembra a Crusoé.
“Movida por conteúdo criado pelos próprios leitores, livre de direitos autorais, a plataforma serve de contraponto aos grandes negócios criados no Vale do Silício. […] Do primeiro disco de Tim Maia à lista de papas que tiveram vida sexual documentada, a lista de respostas que ela oferece é vastíssima. Para quem deseja informação rápida, a procura com frequência começa e termina na Wikipédia. Mas por trás de uma página da enciclopédia digital pode haver guerras sendo travadas.”
“A página brasileira sobre a invasão bolsonarista aos prédios dos Três Poderes em 8 de janeiro ilustra bem a situação: discussões sobre democracia, extrema-direita e o uso do termo ‘terrorismo’ para os atos de vandalismo mobilizam, há mais de um mês, exércitos de colaboradores da plataforma.”
LEIA MAIS AQUI; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)