Governo cria observatório para apurar violência contra jornalistas
O Ministério da Justiça criou, nesta sexta-feira (17), um "Observatório da Violência contra Jornalistas e Comunicadores Sociais"...
O Ministério da Justiça criou, nesta sexta-feira (17), um “Observatório da Violência contra Jornalistas e Comunicadores Sociais”. Em portaria no Diário Oficial da União, o ministro Flávio Dino apresentou o grupo, que será responsável por monitorar casos de violência a comunicadores em todo o país.
O comando do grupo ficará com a Secretaria Nacional de Justiça, comandada por Augusto de Arruda Botelho. A portaria garante que a pasta poderá, se necessário, apoiar investigações em casos de agressão a jornalistas.
O Observatório é criado após os casos de violência profissional aumentarem 69,2% no ano passado, segundo a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Nos primeiros sete meses do ano, foram 66 registros — que se intensificaram até o final do ano, como quando bolsonaristas hostilizaram profissionais durante um jantar do PL, em novembro.
Hoje, mostramos que, sob o pretexto de combater fake news, o governo do PT tem investido em iniciativas que podem restringir a liberdade de expressão no país. Reportagem de capa da nova edição da Crusoé, assinada por Marisa Wanzeller, destaca quais são essas medidas e os riscos que elas representam.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)