PT divulga resolução que pede convocação de Campos Neto pelo Congresso
O Diretório Nacional do PT divulgou, nesta quinta-feira (16), a íntegra da resolução aprovada no começo da semana, defendendo a convocação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para dar explicações sobre os juros no Congresso...
O Diretório Nacional do PT divulgou, nesta quinta-feira (16), a íntegra da resolução aprovada no começo da semana, defendendo a convocação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para dar explicações sobre os juros no Congresso.
O documento foi publicado no site do partido horas antes da primeira reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) sob o governo Lula.
De acordo com a legenda, “economistas renomados questionam duramente essa política de juros altos e, mais ainda: criticam a maneira leviana e inverídica de justificar essa política de juros altos ao brandir com o temor da inflação, que sabidamente não é uma inflação de demanda, mas sim tem a ver com as consequências da pandemia e a guerra na Ucrânia.”
“Nossas bancadas devem propor ao Congresso Nacional a convocação do presidente do Banco Central para que venha debater essa política, tal como prevê a própria lei que aprovou a autonomia do Banco Central de 2019; autonomia contra a qual o PT sempre se posicionou contrariamente, por meio de suas instâncias e do voto das bancadas no Congresso”, afirmou o partido.
“A queda nas taxas de juros é essencial para criar as condições para reverter o processo de desindustrialização e promover a reindustrialização de amplos e novos setores e daqueles associados à transição para a economia digital e verde. É imperativo elevar a taxa de investimentos públicos e privados e reduzir o custo do crédito a fim de avançar com uma reindustrialização nacional de novo tipo, acoplada aos novos desenvolvimentos da ciência e da tecnologia”, acrescentou.
A resolução visa pressionar Roberto Campos Neto a reduzir as taxas de juros, hoje fixadas em 13,75%.
Leia também:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)