Governador de SP veta projeto que ampliaria distribuição de absorventes
O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), vetou totalmente um projeto que prevê a distribuição gratuita de absorventes à população mais vulnerável...
O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), vetou totalmente um projeto que prevê a distribuição gratuita de absorventes à população mais vulnerável. O texto, aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), garante o benefício a jovens em escolas, mulheres em prisões e pessoas em em situação de rua, como parte do projeto “Menstruação Sem Tabu”.
Tarcísio alegou que a proposta interfere na divisão de poderes. “A proposição contém dispositivos que não se limitam a fixar os princípios e diretrizes da Política Pública, mas impõem comandos concretos e objetivos ao Poder Público, que determinam ao administrador público o que fazer e como fazer.”
“Ao incursionar nessa seara, a proposta colide com a ordem constitucional, suprimindo do Governador margem de apreciação que lhe cabe na condução da Administração Pública, de modo a contrariar as prerrogativas próprias do Chefe do Poder Executivo”, continua.
Ele ainda argumentou que, em prisões e unidades de internação, os absorventes já são distribuídos gratuitamente. O veto à proposta, de autoria da Alesp, agora volta ao Legislativo – que pode derrubá-la.
O tema da distribuição de absorventes também tem dificuldades em âmbito federal: uma lei aprovada pelo Congresso Nacional, com o mesmo teor, depende de regulamentação do poder Executivo para ser implementada. Apesar de sancionar a lei, Jair Bolsonaro e seu Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos jamais se mexeram para regulamentar a questão, que agora recai sobre o governo Lula.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)