EUA dizem que balão espião chinês foi usado em mais de 40 países
O governo dos Estados Unidos afirmou, nesta quinta-feira (9), que o balão chinês, derrubado no último sábado, foi usado em mais de 40 países e cinco continentes...
O governo dos Estados Unidos afirmou, nesta quinta-feira (9), que o balão chinês, derrubado no último sábado, foi usado em mais de 40 países e cinco continentes.
Segundo um alto funcionário do Departamento de Estado americano, o artefato era equipado com várias antenas para a coleta de informações e fazia parte de uma ampla frota de vigilância.
“Imagens de alta resolução de sobrevoos do U-2 [avião espião americano] revelaram que o balão de alta altitude era capaz de conduzir operações de coleta de sinais de inteligência”, disse o oficial, referindo-se aos esforços do Departamento de Defesa americano para examinar o balão durante o voo.
“Tinha várias antenas para incluir uma matriz provavelmente capaz de coletar e geolocalizar comunicações”, acrescentou.
O governo americano afirmou que está analisando ações para combater o programa de vigilância de Pequim.
“Também examinaremos esforços mais amplos para expor e abordar as atividades de vigilância mais amplas da China que representam uma ameaça à nossa segurança nacional e aos nossos aliados e parceiros”, disse o funcionário.
O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que o balão era um dirigível meteorológico civil fora do curso e que os Estados Unidos “exageraram” ao derrubá-lo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)