Meta-Randolfe de Selic a 8% no fim do ano é factível?
Parlamentar defendeu que a aprovação da reforma tributária, do novo arcabouço fiscal e da MP que restabelece o voto de qualidade no Carf propiciariam um alívio nos juros....
Parlamentar defendeu que a aprovação da reforma tributária, do novo arcabouço fiscal e da MP que restabelece o voto de qualidade no Carf propiciariam um alívio nos juros. Vale lembrar que, com exceção da mudança no tribunal administrativo tributário, nenhuma das medidas outra medidas foi sequer apresentada. O fato é que, além de não apresentar qualquer dado que corrobore a expectativa, o senador parece a ignorar a realidade.
Atualmente, a curva de juros futuros precifica a taxa básica de juros a 13% a.a. em dezembro deste ano. O Boletim Focus, que é uma pesquisa realizada semanalmente pelo Banco Central com economistas de todo o país, indica Selic a 12,75% no final de 2023. Para o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega, a “meta” de Randolfe Rodrigues ” não tem a menor chance de acontecer”. “Isso por causa desse festival de sandices dita por Lula e seus aliados que acabam por indicar para o mercado que, claramente, a política fiscal não vai ajudar“, explica.
Maílson alerta ainda que a movimentação do governo contra a autoridade monetária parece ser uma estratégia pensada para explicar uma possível piora nos indicadores no futuro próximo. “Estão preparando terreno para buscar o bode expiatório que pagar pelo fracasso da política econômica“.
A economista-chefe do Banco Inter, Rafaela Vitória, destaca ainda que o “governo quer gastar mais, sem se preocupar com as fontes de receita, e isso gera inflação”. “Para que o juros caia para 7%, patamar bastante realista, a inflação precisa cair para 3%, o problema é que não há previsão de inflação nesse patamar nem em 2026“.
Para o economista e ex-diretor do Banco Central, Alexandre Schwartsman, as chances de o governo alcançar a meta defendida por Randolfe é um caminho arriscado. “Só se estiver disposto a seguir a Dilma e dobrar a meta“, brinca.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)