Petrobras e Vale puxam Ibov para baixo, com juros futuros em alta
O Ibovespa, principal índica acionário nacional, encerrou a sexta-feira em queda de 1,63%, aos 112,3 mil pontos, puxado pelas duas gigantes da B3 (Bolsa de Valores)...
O Ibovespa, principal índica acionário nacional, encerrou a sexta-feira em queda de 1,63%, aos 112,3 mil pontos, puxado pelas duas gigantes da B3 (Bolsa de Valores). Mesmo assim esta semana foi a terceira consecutiva com o indicador acumulando ganhos (+0,43% no período).
No dia de hoje, no entanto, Vale e Petrobras fecharam em queda. A Vale, que chegou a acumular ganhos de 4,55% até a abertura de hoje, foi alvo de realização dos lucros antes da reabertura dos mercados financeiros chineses, que voltam de feriado na segunda-feira. Apesar da queda desta sexta-feira (2,68%), a mineradora acumula mais de 7,6% de alta neste ano.
Outra gigante da bolsa brasileira, a Petrobras (que responde por pouco mais de 10% do índice) encerrou a sexta-feira em queda de cerca de 2%, com a aprovação pelo Conselho de Administração da estatal do nome do senador Jean Paul Prates para a liderança da companhia. Apesar disso, a petrolífera ainda acumula alta de mais de 5% no ano.
Os ajustes também afetaram o câmbio, e o dólar interrompeu um sequência de quatro quedas para fechar a semana em alta de 0,75%, a R$ 5,11. Com isso, o real marcou a segunda pior performance entre as moedas emergentes.
Por fim, os juros futuros tiveram uma semana de elevação nas taxas, com os vencimentos mais longos ganhando até 15 pontos-base.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)