Presidente do BC diz que comentários de Lula foram tirados de contexto
O presidente do Banco Central brasileiro, Roberto Campos Neto (foto), disse nesta quinta-feira (19) que as declarações de Lula criticando o BC independente foram aparentemente "tiradas de contexto" e criticou a invasão bolsonarista a Brasília, em 8 de janeiro...
O presidente do Banco Central brasileiro, Roberto Campos Neto (foto), disse nesta quinta-feira (19) que as declarações de Lula criticando o BC independente foram aparentemente “tiradas de contexto” e criticou a invasão bolsonarista a Brasília, em 8 de janeiro.
Campos Neto, que está em Los Angeles (EUA) para uma palestra na UCLA Anderson School of Management, estava em férias no dia dos atos golpistas e ainda não havia falado publicamente do assunto.
“O Brasil está passando por momentos difíceis ultimamente, vimos o que aconteceu no dia 8 [de janeiro]. Nós condenamos isso fortemente. É muito lamentável, inaceitável”, afirmou o presidente do BC.
Comentando a entrevista de Lula à GloboNews na quarta (18), na qual o petista classificou como “bobagem” dizer que um BC independente pode fazer mais pela economia, Campos Neto disse acreditar que o presidente citou a “autonomia” de Henrique Meirelles, ex-comandante da autoridade monetária, para dizer que não era necessária uma lei para garanti-la.
O presidente do BC disse que a autonomia em lei reduz a volatilidade e lembrou que a independência da autarquia foi aprovada pelo Congresso e chancelada pelo STF. “Temos que mostrar que vamos agir de forma independente”, acrescentou.
Mais cedo, como publicamos, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, tentou colocar panos quentes nas declarações de Lula.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)