Lula defende Fies: “país só tem tolerância com ricos”
Em reunião com reitores de universidades e institutos federais na manhã desta quinta-feira (19), o presidente Lula (PT) defendeu o Fies -- programa de financiamento estudantil do Governo Federal, enfraquecido na gestão de Jair Bolsonaro...
Em reunião com reitores de universidades e institutos federais na manhã desta quinta-feira (19), o presidente Lula (PT) defendeu o Fies — programa de financiamento estudantil do Governo Federal, enfraquecido na gestão de Jair Bolsonaro. O presidente recebeu representantes de 27 instituições de ensino superior no Palácio do Planalto.
“Se o país tem tanta tolerância com os ricos que devem nesse país, por que a gente não tem a compreensão de que um jovem que se formou pode pagar sua dívida?”, questionou o presidente. “Não adianta dizer que o Fies estava custando R$ 5 bilhões, não tem problema. (…) É muito pouco a gente achar que ele [estudante] não vai pagar, ele nem teve chance de provar se vai pagar ou não, ele ainda nem arrumou emprego.”
O presidente ainda enfatizou que é preciso mapear as especializações deficitárias no país para, assim, “combinar o desejo que a pessoa tem de estudar” com as qualificações demandadas pela sociedade.
“Eu não tenho nada contra, mas o Brasil não pode ser o país do mundo que tenha mais universidades para formar advogado. Nós precisamos formar outras pessoas, nós precisamos investir mais em engenharia, nós precisamos investir mais em coisas que podem trazer mais médicos.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)