Ministra da Defesa da Alemanha cai depois de críticas sobre Ucrânia
A ministra da Defesa da Alemanha, Christine Lambrecht (foto), renunciou nesta segunda-feira (14) em meio a pressão sobre Berlim envolvendo à guerra na Ucrânia...
A ministra da Defesa da Alemanha, Christine Lambrecht (foto), renunciou nesta segunda-feira (14) em meio a pressão sobre Berlim envolvendo à guerra na Ucrânia.
O governo alemão tem hesitado a liberar envio de tanques alemães modelo Leopard-2, que são considerados um dos melhores da Europa.
Até o momento, os alemães enviaram apenas 40 blindados leves do modelo Marder.
A Alemanha também não autorizou o trânsito de tanques Leopard-2 entre países que já possuem exemplares para países terceiros.
Há cerca de 2.500 tanques Leopard-2 em 16 países membros da Otan. A Finlândia, que possui mais de 200 unidades, já pediu aval a Berlim nesta segunda.
A renúncia de Lambrecht antecedeu reunião da Otan desta semana para discutir envio de tanques á Ucrânia. O Reino Unido confirmou ainda nesta segunda que enviará 14 tanques do modelo Challenger-2.
A Ucrânia contava com 957 tanques de origem soviética durante o avanço da invasão russa em fevereiro do ano passado. Kiev recebeu 230 outros tanques soviéticos, vindos da Polônia. Cerca de 449 foram perdidos, segundo o site de monitoramento holandês Oryx.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)