PMDF não deve se sentir atingida, diz secretário Nacional de Segurança
O secretário nacional de Segurança, Tadeu Alencar, comentou críticas feitas por integrantes do governo federal, entre eles o presidente Lula (PT), à atuação da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), no último domingo (8)...
O secretário Nacional de Segurança, Tadeu Alencar, comentou as críticas feitas por integrantes do governo federal, entre eles o presidente Lula (PT), à atuação da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), no último domingo (8). Na avaliação dele, é preciso distinguir o julgamento do trabalho dos comandantes durante os atos de vandalismo à Esplanada da ação dos agentes, que “apenas recebiam ordens”.
“Não é um ataque à polícia como instituição, mas aos dirigentes que, naquele momento, tinham a responsabilidade de dar as ordens. Então é preciso ter essa compreensão da distinção entre os dirigentes e os agentes. A instituição PMDF não deve se sentir atingida por uma atitude dos dirigentes”, afirmou.
Nesta terça-feira (10), a Polícia Federal (PF), prendeu o ex-comandante da PMDF Fábio Augusto Vieira, que coordenou a operação no domingo. Ele também é alvo de pedido de investigação encaminhado pelo MPF ao Supremo por envolvimento nos atos violentos do domingo.
Nas redes sociais, agentes da PMDF têm manifestado indignação com a prisão do ex-comandante.
O setor de Segurança Pública foi uma das bases de Jair Bolsonaro (PL), sendo considerada uma área delicada para a atual gestão.
Tadeu Alencar confidenciou que ao assumir o cargo recebeu orientação para manter diálogo com as PMs. “Recebi uma determinação de Dino [ministro da Justiça] de que tenhamos o diálogo intenso com quem faz a segurança pública e esse diálogo com as polícias é preciso, sempre respeitando a atuação das forças nos estados”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)