Urgente: Moraes determina afastamento de Ibaneis; Celina Leão deve assumir Urgente: Moraes determina afastamento de Ibaneis; Celina Leão deve assumir
O Antagonista

Urgente: Moraes determina afastamento de Ibaneis; Celina Leão deve assumir

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 09.01.2023 00:34 comentários
Brasil

Urgente: Moraes determina afastamento de Ibaneis; Celina Leão deve assumir

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por 90 dias...

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 09.01.2023 00:34 comentários 0
Urgente: Moraes determina afastamento de Ibaneis; Celina Leão deve assumir
Foto: Reprodução/Twitter

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (foto), por 90 dias.

A decisão responde a requerimento da Advocacia Geral da União (AGU) e destaca a “conduta dolosamente omissiva do Governador do DF” em relação à invasão dos prédios dos três poderes neste domingo (8), em Brasília.

Com a decisão, a vice de Ibaneis, Celina Leão (PP), assume o governo do DF. A parlamentar é uma das principais aliadas do ex-ministro-chefe da Casa Civil de Jair Bolsonaro Ciro Nogueira.

Segundo Moraes, Ibaneis “não só deu declarações públicas defendendo uma falsa ‘livre manifestação política em Brasília’ – mesmo sabedor por todas as redes que ataques as Instituições e seus membros seriam realizados — como também ignorou todos os apelos das autoridades para a realização de um plano de segurança semelhante aos realizados nos últimos dois anos em 7 de setembro, em especial, com a proibição de ingresso na esplanada dos Ministérios pelos criminosos terroristas; tendo liberado o amplo acesso”.

Na decisão, o ministro destaca em negrito que “a Democracia brasileira não irá mais suportar a ignóbil politica de apaziguamento, cujo fracasso foi amplamente demonstrado na tentativa de acordo do então primeiro-ministro inglês Neville Chamberlain com Adolf Hitler”.

O ministro também menciona “o descaso e conivência do ex-Ministro da Justiça e Segurança Pública e, até então, Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, ANDERSON TORRES – cuja responsabilidade está sendo apurada em petição em separado – com qualquer planejamento que garantisse a segurança e a ordem no Distrito Federal, tanto do patrimônio público – CONGRESSO NACIONAL, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA e SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL”.

Na mesma decisão, Moraes determinou “a desocupação e dissolução total, em 24 (vinte e quatro) horas, dos acampamentos realizados nas imediações dos Quartéis Generais e outras unidades militares para a prática de atos antidemocráticos e prisão em flagrante de seus participantes”, por atos terroristas, associação criminosa e golpe de Estado, entre outros crimes.

Devem ser desocupadas também “todas as vias públicas e prédios públicos estaduais e federais em todo o território nacional”, de acordo com a decisão. O ministro também determina “apreensão e bloqueio de todos os ônibus identificados pela Polícia Federal, que trouxeram os terroristas para o Distrito Federal”.

Além disso, o ministro proibiu até 31 de janeiro o “ingresso de quaisquer ônibus e caminhões com manifestantes no Distrito Federal“. A Agência Nacional de  Transportes Terrestres (ANTI) deverá enviar a Moraes “o registro de todos os veículos, inclusive telemáticos, que ingressaram no Distrito Federal entre os dias 5 e 8 de janeiro de 2023”.

A decisão requer ainda que a Polícia Federal obtenha “todas as imagens das câmeras do Distrito Federal que possam auxiliar no reconhecimento facial dos terroristas que praticaram os atos do dia 8 de janeiro”. O ministro também quer “a lista e identificação de hóspedes que chegaram ao Distrito Federal a partir da última quinta feira, bem como a filmagem do saguão (lobby) para a devida identificação de eventuais participantes dos atos terroristas” — este trecho diz respeito a hotéis e hospedarias.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também deve colaborar para a “identificação e localização de pessoas envolvidas nos atos terroristas do dia 8 de janeiro”, segundo a determinação de Moraes.

Por último, o ministro determina “a expedição de ofício às empresas Facebook, Tik Tok e Twitter, para que, no prazo de 2 (duas) horas, procedam ao bloqueio dos canais/perfis/contas abaixo discriminados, sob pena de multa diária de R$ 100.000,00 (cem mil reais), com o fornecimento de seus dados cadastrais a esta SUPREMA CORTE e a integral preservação de seu conteúdo”. A determinação enumera uma série de perfis nessas redes sociais.

Mundo

Iraque criminaliza relações homossexuais

27.04.2024 20:47 2 minutos de leitura
Visualizar

Padre desafia o governo: "É impossível ser sacerdote em Cuba"

Visualizar

Ronaldo vai vender a SAF do Cruzeiro, afirma jornalista

Visualizar

Relógio de John Astor do Titanic é vendido por R$5,7 milhões em leilão

Visualizar

Muito prazer, Yannick Bolasie

Visualizar

Flávio Bolsonaro pede ao TCU anulação de megalicitação de Lula

Visualizar

Tags relacionadas

Alexandre de Moraes Brasília depredação Ibaneis Rocha Supremo Tribunal Federal
< Notícia Anterior

Já chega a 260 o número de presos por atos de vandalismo

08.01.2023 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

300 pessoas já foram presas acusadas de participar de atos de vandalismo em Brasília

09.01.2023 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Flávio Bolsonaro pede ao TCU anulação de megalicitação de Lula

Flávio Bolsonaro pede ao TCU anulação de megalicitação de Lula

27.04.2024 19:56 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
Acidente caótico no Rodoanel: Ventilador se desprende e causa colisões

Acidente caótico no Rodoanel: Ventilador se desprende e causa colisões

27.04.2024 19:54 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Pacientes e funcionários são amarrados em assalto a hospital

Pacientes e funcionários são amarrados em assalto a hospital

27.04.2024 19:48 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Virginia participa de atividade na escola da filha

Virginia participa de atividade na escola da filha

27.04.2024 18:26 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.