Último pregão de 2022 teve bolsa em queda, mas ano foi de ganhos
O Ibovespa, principal indicador acionário brasileiro, fechou a última sessão de negócios de 2022 com queda de 0,46%, aos 109.734 pontos...
O Ibovespa, principal indicador acionário brasileiro, fechou a última sessão de negócios de 2022 com queda de 0,46%, aos 109.734 pontos. Com o resultado, a bolsa brasileira acumulou alta de 4,69% no período, que foi marcado pela quedas dos principais índices acionários do mercado internacional. O resultado em dólares ficou ainda melhor e somou 10,50% de valorização.
O real teve um ano de valorização contra o dólar norte-americano. Em 2022, ficou 5,59% mais barato, na comparação com a moeda brasileira, fechando o período cotado a R$ 5,28. Nesse patamar, a performance do real alcançou a primeira colocação entre as emergentes, seguido de perto do peso mexicano, que encerrou o ano com 5,54% de valorização contra o dólar.
Os juros futuros tiveram um dia de pouca oscilação e fecham o ano em patamares bem mais altos que os registrados no fim de 2021. Apesar disso, as últimas semanas foram de queda pronunciada das taxas. Parte do otimismo recente ficou por conta da aprovação da PEC da Gastança com impacto menor que o esperado e declarações recentes do futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de que há compromisso com a saúde fiscal do país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)