Lula quer que relações com Venezuela de Maduro sejam retomadas, diz chanceler
Lula ordenou que as relações entre Brasil e a Venezuela de Nicolás Maduro sejam retomadas já no dia 1º, disse o embaixador Mauro Vieira, nomeado chanceler no novo governo petista...
Lula ordenou que as relações entre Brasil e a Venezuela de Nicolás Maduro sejam retomadas já no dia 1º, disse o embaixador Mauro Vieira, nomeado chanceler no novo governo petista. Em entrevista nesta quarta-feira (14), o diplomata de carreira apresentou o que deve ser plano de ação do Itamaraty para esta missão.
“O presidente me instruiu que restabelecêssemos as relações com a Venezuela, o que faremos a partir do dia 1º”, disse o embaixador.” Isso se dará enviando, em um primeiro momento, um encarregado de negócios para retomar os prédios que temos lá, residência, chancelaria e reabrir a embaixada, e posteriormente indicar um embaixador junto ao governo venezuelano.”
Questionado sobre qual seria o governo que o Itamaraty se referia, ele completou. “Embaixada junto ao governo que foi eleito e que está lá, que é o governo Maduro.”
No entanto, não se sabe ainda se Maduro – cuja entrada foi proibida no Brasil por Sergio Moro – poderá estar na posse do colega, em 1º de Janeiro. “Nós não sabemos se o presidente poderá estar presente na cerimônia do dia 1º, mas está sendo feito contato com o governo do presidente Maduro”, disse Fernando Igreja, que coordena a posse. O tema não foi tratado com o atual Itamaraty.
Mauro Vieira ainda anunciou o nome de Maura Lara da Rocha como a secretária-geral do Ministério, sendo ela a primeira mulher a ocupar o cargo, o segundo mais alto da pasta e o mais alto da diplomacia brasileira. A informação foi adiantada por O Antagonista nesta terça-feira (13). O embaixador Ricardo Monteiro também foi anunciado como seu chefe de gabinete.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)