Mercado reage mal a Mercadante no BNDES; dólar e juros sobem e Bolsa cai
A abertura da semana foi intensa para o Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, com notícias indicando que o novo governo pretende alterar a Lei das Estatais para conseguir emplacar nomes do partido em empresas públicas...
A abertura da semana foi intensa para o Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, com notícias indicando que o novo governo pretende alterar a Lei das Estatais para conseguir emplacar nomes do partido em empresas públicas. O nome de Mercadante para o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que circulou nas mesas de operação do mercado financeiro, azedou o dia para os investidores provocando forte aversão à risco.
Próximo ao meio-dia, a bolsa brasileira chegou a recuam mais de 3,30% – movimento que não era visto com tanta intensidade desde o “Boa Sorte Day” de Henrique Meirelles. Durante a tarde, no entanto, novas informações sobre a dificuldade de se alterar Lei das Estatais amenizaram as perdas, e o Ibov acabou fechando em queda de 2,02%, aos 105.343 pontos.
O dólar também avançou contra o real no dia e fez da moeda brasileira a terceira pior performance da segunda-feira entre os emergentes. Para se ter uma ideia, o dinheiro nacional só ficou à frente do peso argentino (que está lutando contra uma espiral inflacionária) e do rand sul-africano (que acompanha as discussões sobre um possível impeachment do presidente Cyril Ramaphosa). No fim do dia, a moeda americana fechou cotada a R$ 5,29, depois de alcançar R$ 5,35.
Os juros futuros também subiram, indicando a desaprovação do mercado financeiro com alterações na legislação para acomodar indicações às estatais. Os papéis com vencimento acima de dois anos chegaram a subir 28 pontos-base.
No mercado internacional, bolsas de Wall Street fecharam em alta de mais de 1%, enquanto investidores aguardam divulgação de novos dados do CPI (Índice de Preção ao Consumidor, na sigla em inglês) indicando inflação mais comedida nos Estados Unidos. O dado sai amanhã e deve impactar sensivelmente juros e ações.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)