Governo Lula quer ressuscitar estatal do “chip do boi”
Dentre as recomendações do grupo de transição para Lula (PT), está a ressuscitação da Ceitec, estatal fabricante de chips eletrônicos e semicondutores...
Dentre as recomendações do grupo de transição para Lula (PT), está a ressuscitação da Ceitec, estatal fabricante de chips eletrônicos e semicondutores.
O Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) foi criado em 2008 pelo governo Lula e ficou conhecido como “estatal do chip do boi”, já que fabricava dispositivo utilizado da identificação de gado. Desde sua concepção, a empresa era dependente de repasses do Tesouro Nacional para conseguir pagar as despesas.
Em 2019 a estatal entrou no radar do governo Bolsonaro para dissolução, sendo qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Sem compradores interessados, a Ceitec foi incluída no Programa Nacional de Desestatização, mas o processo de liquidação está paralisado em análise do Tribunal de Contas da União (TCU).
Um dos principais argumentos apresentados para sua liquidação foi o déficit de quase R$ 20 milhões gerados durante sua existência. A equipe do novo governo, contudo, considera esse um valor muito pequeno, tendo em vista potencial de desenvolvimento de uma cadeia produtiva no setor.
“Já estamos fazendo gestões com o TCU para que ele interrompa o processo, deixe para o próximo ano. E também gestões para que o próximo governo reverta a liquidação da Ceitec. Felizmente, ainda dá tempo de recuperar a empresa”, disse o ex-ministro integrando do GT de Ciência e Tecnologia, Sergio Amaral.
Em 2020, a empresa foi investigada pela Polícia Federal por sonegação fiscal, corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de dívidas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)