“Inflação baixa é instrumento social também”, diz Campos Neto
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (foto), reafirmou neste sábado (26) que é preciso haver coordenação entre políticas fiscal e monetária. Em discurso no Fórum Esfera Brasil, Campos Neto disse que o mercado é uma “engrenagem de preços” que não é “nem de direita nem de esquerda”...
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (foto), reafirmou neste sábado (26) que é preciso haver coordenação entre políticas fiscal e monetária. Em discurso no Fórum Esfera Brasil, Campos Neto disse que o mercado é uma “engrenagem de preços” que não é “nem de direita nem de esquerda”.
“A preocupação em relação à inflação diminuiu um pouco, mas dois outros pontos chamam a atenção. O primeiro é a coordenação entre as políticas fiscal e monetária, você não quer estar de um lado subindo juros e do outro expansivo, porque no final você entra em trajetória de colisão”, afirmou.
Campos Neto disse ainda que inflação baixa é “instrumento social também”.
“Quem tem menos recursos não se protege da inflação. Inflação gera transferência entre gerações, a geração futura paga o custo da anterior.”
Ele também ressaltou a importância “do equilíbrio de dívida em um contexto em que precisamos ainda atender o social”, acrescentando que “juro não é causa, é consequência”.
“É consequência de um trabalho bem feito. Obviamente nenhum banqueiro central quer ter juros altos, a gente quer ter juros baixos”, disse.
“A gente precisa entender que a gente teve um gasto global muito alto e existe uma dívida a ser paga, o Brasil se saiu melhor do que muitos países, mas isso tem um efeito para o que o Banco Central faz.”
Como mostramos, o presidente do BC almoçou neste sábado com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, antes de sua participação no seminário promovido pelo grupo Esfera Brasil, no Guarujá. O encontro ocorreu um dia depois de Fernando Haddad — cotado para o Ministério da Fazenda do governo Lula — fazer um discurso vago a banqueiros. A reação do mercado foi de mau humor.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)