Prioridades de Lula são reforma tributária e orçamento, diz Haddad a bancos
Fernando Haddad (foto) apontou, nesta sexta-feira, que a reforma tributária e a reconstrução do orçamento público serão as prioridades do início do governo Lula. O ex-ministro da Educação de Lula, que participa de almoço com dirigentes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) nesta sexta-feira (25), é cotado como um dos principais nomes para o Ministério da Fazenda...
Fernando Haddad (foto) apontou, nesta sexta-feira, que a reforma tributária e a reconstrução do orçamento público serão as prioridades do início do governo Lula. O ex-ministro da Educação de Lula, que participa de almoço com dirigentes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) nesta sexta-feira (25), é cotado como um dos principais nomes para o Ministério da Fazenda a partir de janeiro do ano que vem.
Haddad indicou que o governo deve dar apoio à proposta da PEC 45/2019 – comandada pelo economista Bernard Appy e que trata da tributação de consumo. Mas a proposta não deve ser o fim dos planos:
“Me parece que o presidente Lula vai dar prioridade à aprovação dessa primeira etapa da reforma tributária”, disse Haddad “que trata de alguns tributos, mas que em sequência ele pretende encaminhar uma proposta de formulação dos impostos sobre renda e patrimônio para completar o ciclo de reformas no Brasil.”
Outro ponto seria o que ele chamou de “melhora da qualidade do gasto público” – o que envolveria a revisão do Orçamento. “Precisamos dar consistência para o gasto público e inclusive de programas recém-aprovados. Vou citar o caso clássico do Auxílio Brasil”, disse Haddad. Ele ainda defendeu uma maior aliança entre governo e bancos, além de uma revisão do pacto federativo.
Haddad disse que comparece ao evento como representante do presidente Lula, que se recupera de uma cirurgia na garganta realizada no final da última semana.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)