ONU: Conselho de Direitos Humanos aprova investigação sobre crise no Irã
O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou, nesta quinta-feira (24), a criação de uma uma missão independente para investigar a repressão do regime do Irã a manifestantes no contexto da atual onda de protestos no país...
O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou, nesta quinta-feira (24), a criação de uma uma missão independente para investigar a repressão do regime do Irã a manifestantes no contexto da atual onda de protestos no país.
O objetivo será, de acordo com a resolução aprovada, avaliar os “fatos e circunstâncias” das denúncias e “coletar, consolidar e analisar” evidências para futuros processos.
Foram 25 votos a favor do texto, seis contra e 16 abstenções, dentre elas a do Brasil. Bolívia, Catar e Emirados Árabes Unidos também se abstiveram.
Os votos contra vieram de Armênia, China, Cuba, Eritreia, Paquistão e Venezuela.
O Irã é palco de onda de protestos após a morte da jovem curda Mahsa Amini (foto) aos 21 anos sob custódia da polícia dos costumes em setembro.
Na terça-feira (22), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos afirmou que mais de 300 pessoas já morreram em protestos no Irã.
Leia também:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)