Diversificação de poderes
Venceu? Venceu! Por uma margem ínfima mas venceu...
Venceu? Venceu! Por uma margem ínfima mas venceu.
Será empossado em 1º de janeiro? Com certeza!
Mas quem deterá o verdadeiro poder no país?
Simplesmente será diversificado.
Comecemos pela política monetária.
A autonomia do Banco Central, e a não coincidência dos mandatos de seu presidente e diretores com o do presidente da República, permite que o BC iniba qualquer gastança excessiva do governo. Basta rebatê-la com aumento da taxa Selic.
Não podemos nos esquecer que Roberto Campos Neto foi nomeado por Jair Bolsonaro, seguindo indicação do ministro da Economia, Paulo Guedes.
Isso não quer dizer que ele fará oposição ao governo Lula, mas que será independente de modo que possa trabalhar com suas ferramentas de modo a convergir a inflação para a meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional.
Segundo obstáculo: Congresso Nacional.
Se a atual legislatura dificilmente irá concordar com as pretensões de ruptura total com o teto de gastos, cortando, e muito, os números pretendidos pelo governo de transição, imaginem à próxima, que tomará posse em fevereiro, cujo perfil fica bem mais à direita, inclusive contando com diversos ministros do atual governo.
Portanto, Luiz Inácio Lula da Silva terá de abdicar de diversas promessas que fez para ganhar as eleições.
Como o dinheiro para cumpri-las simplesmente não existe, e teria de ser criado a partir do aumento da dívida pública, essa diversificação de poderes é alvissareira para o país.
Um forte abraço,
Ivan Sant’Anna, trader, escritor e colunista na Inv Publicações.
Nota do editor: E se você ainda não é assinante Inv, aproveite o cupom de Black Friday ‘BLACKFRIDAY40OFF’ para ter 40% de desconto no Streaming Inv e/ou nas séries Você Gestor, Ações Alpha, Top Trades e 1+100! Mas corra que a promoção só é válida até sexta-feira, 25 de novembro. Aproveite o cupom: BLACKFRIDAY40OFF. Conheça os produtos aqui.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)