Ministro de Meio Ambiente critica empresários que usam jatos para participar da COP27
Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente, criticou empresários, políticos e filantropos que foram ao Egito para participar da COP27 em jatinhos particulares, enquanto cobram redução de emissões de gases do efeito estufa...
Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente, criticou empresários, políticos e filantropos que foram ao Egito para participar da COP27 em jatinhos particulares, enquanto cobram redução de emissões de gases do efeito estufa.
Para Leite, as medidas para redução de emissões são “extremamente forçadas” e apresentam risco de inflação verde e aumento da pobreza.
“Filantropos, líderes e empresários e seu sempre exagerado número de assessores vieram em jatos particulares ao luxuoso balneário do Mar Vermelho para cobrar metas de redução de emissões dos outros, sugerindo carros ultramodernos a hidrogênio ou 100% elétricos, completamente desconexos da realidade de diversas regiões do Brasil e do mundo”, disse Leite.
O discurso foi realizado nesta terça-feira (15) na conferência da ONU que ocorre em Sharm el-Sheikh, na qual Lula também marca presença. O presidente eleito foi alvo de críticas por ter aceitado carona no jatinho do empresário José Seripieri Jr para comparecer ao evento.
Ao longo de sua fala, o ministro ainda acusou governos anteriores ao do presidente Jair Bolsonaro de focar o envio de recursos destinados ao meio ambiente somente para ONGs e cobrou financiamento dos governos para o setor privado.
Leite ainda lembrou as promessas de financiamento ambiental por parte de países desenvolvidos: “Vamos continuar recordando o compromisso dos países ricos em financiar com volumes relevantes e de forma eficiente os países em desenvolvimento para implementação de ações de mitigação, adaptação e compensações por perdas e danos”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)