Pérsio Arida: “Temos um Estado que gasta muito e gasta mal”
Membro da equipe de transição para o governo Lula, o economista Pérsio Arida (foto) fez uma defesa, nesta terça-feira (15), de reformas para melhorar o gasto público no Brasil. Arida, que é um dos formuladores do Plano Real, discursou durante...
Membro da equipe de transição para o governo Lula, o economista Pérsio Arida (foto) fez uma defesa, nesta terça-feira (15), de reformas para melhorar o gasto público no Brasil. Arida, que é um dos formuladores do Plano Real, discursou durante o evento promovido pelo Lide em Nova York, que contou com a participação de seis ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Temos um Estado que gasta muito e gasta mal”, resumiu Arida durante seu discurso. O economista, que é o maior nome liberal — e a voz dissonante — da equipe de transição, defendeu as reformas administrativa e tributária e uma abertura econômica do país, mas destacou que “a sociedade precisa respaldar as reformas”.
Para tanto, segundo Arida, o governo tem de melhorar a forma como se comunica com os cidadãos. O economista mencionou os esforços para aprovar a Reforma da Previdência e a autonomia do Banco Central como exemplos a serem seguidos. Para Rodrigo Oliveira, analista de O Antagonista, o discurso de Arida “foi lufada de ar fresco na transição”.
Enquanto as reformas não ocorrem, Arida ressaltou que “temos de atender a essa massa de população marginalizada”. “Temos de crescer com programas sociais emergenciais por um período razoável de tempo”, comentou, mais alinhado ao discurso de Lula, acrescentando que o Brasil tem um desafio ambiental “que pode se tornar uma enorme oportunidade”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)