Cautela com PEC da Gastança e otimismo com China dividem investidores
O anúncio de medidas positivas do governo chinês para socorrer o setor imobilíario local e de flexibilização da política de Covid Zero contrasta com as preocupações dos investidores brasileiros com o teor da PEC da Transição...
O anúncio de medidas positivas do governo chinês para socorrer o setor imobilíario local e de flexibilização da política de Covid Zero contrasta com as preocupações dos investidores brasileiros com o teor da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Gastança, que discute se o Auxílio Brasil fica ou não sob o teto de gastos.
O minério de ferro responde fortemente aos auxílios apresentados por Pequim para conter a crise no setor imobiliário do país e às medidas para reduzir restrições no combate à pandemia. Nas últimas cinco sessões, a commodity sobe cerca de 10% em Singapura. Com isso as ações de mineradoras e siderúrgicas brasileiras como a Vale, uma das maiores do mundo no setor, tem se valorizado fortemente, ignorando o cenário político interno.
Por aqui, as preocupações com o risco fiscal brasileiro, ampliada depois de falas de Lula vistas como autorização para gastos sem contrapartida de receitas, continuam no radar dos investidores. Desde a quinta-feira passada, o mercado de juros futuros tem sofrido grande pressão, com taxas em alta e a curva precificando aumento na Selic no início do ano que vem.
Na agenda econômica, o mercado aguarda o primeiro Boletim Focus do Banco Central após o discurso do presidente eleito para avaliar se houve mudanças de expectativas entre economista e analistas consultados pela autarquia monetária. Além disso, a segunda-feira também terá divulgação do índice de atividade econômica IBC-Br, também conhecido como prévia do PIB (Produto Interno Bruto). O consenso de mercado é de aceleração de 0,2% na comparação mensal, com arrefecimento na leitura anual, que deve passar de 4,86% para 4,10% nos doze meses até setembro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)