EUA acusam 2 supostos espiões da China de obstruir investigação sobre a Huawei
O Departamento de Justiça dos EUA divulgou nesta segunda-feira (24) acusações contra dois supostos espiões chineses acusados de interferir em um processo federal contra uma empresa global de telecomunicações com sede na China...
O Departamento de Justiça dos EUA divulgou nesta segunda-feira (24) acusações contra dois supostos espiões chineses acusados de interferir em um processo federal contra uma empresa global de telecomunicações com sede na China.
Embora a acusação não revele o nome da companhia chinesa, uma pessoa familiarizada com a investigação confirmou à CNN americana que a empresa é a Huawei (foto).
Os dois supostos espiões, Gouchun He e Zheng Wang, foram acusados de obstruir um processo do governo dos EUA contra a Huawei que corre em um tribunal federal em Nova York.
Segundo a emissora americana, He e Wang cultivaram, a partir de 2017, um relacionamento com um funcionário público envolvido no caso e acreditavam tê-lo recrutado como espião chinês.
Na verdade, o servidor era um “agente duplo” que atuava sob supervisão do FBI, a polícia federal americana. Não está claro se os dois chineses foram presos.
Mais tarde nesta segunda, o chefe do Departamento de Justiça, Merrick Garland, anunciou que haviam sido abertas investigações contra 13 suspeitos de espionar para a China.
Segundo Garland, os alvos da investigação, incluindo Gouchun He e Zheng Wang, são acusados de assediar dissidentes chineses que estão nos EUA e pressionar cidadãos americanos a trabalhar para eles, além de tentar interferir no sistema judicial do país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)