Alemanha demite chefe de segurança cibernética por suposta ligação com Rússia
O governo da Alemanha demitiu o chefe da agência de segurança cibernética do país após uma reportagem da emissora ZDF apontar uma suposta ligação dele com a Inteligência russa...
O governo da Alemanha demitiu o chefe da agência de segurança cibernética do país após uma reportagem da emissora ZDF apontar uma suposta ligação dele com a Inteligência russa.
Uma porta-voz do Ministério do Interior afirmou que a decisão de retirar Arne Schönbohm (foto) do cargo de presidente da Autoridade Federal de Segurança Cibernética foi tomada porque os fatos apresentados “prejudicaram permanentemente a confiança pública necessária na neutralidade e imparcialidade do desempenho de suas funções”.
“Isso se aplica ainda mais na atual situação de crise em relação à guerra híbrida russa”, acrescentou a porta-voz por e-mail, segundo a Bloomberg. Ela também destacou que as investigações ainda estão em andamento.
Schönbohm assumiu o comando da agência de segurança cibernética da Alemanha em fevereiro de 2016. Antes, ele trabalhou na empresa europeia de defesa EADS e na DaimlerChrysler Aerospace.
A reportagem, que foi veiculada na semana passada, mencionou que Schönbohm foi cofundador de uma associação chamada Cybersecurity Council Germany. O grupo, que reúne funcionários do governo e especialistas do setor privado, tinha ligações com um ex-funcionário da KGB, a agência de Inteligência da antiga União Soviética, segundo a ZDF.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)