Em evento de campanha em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (foto), nesta sexta-feira (14), Jair Bolsonaro prometeu aprovar a redução da maioridade penal em 2023.
“No ano que vem, vamos aprovar a redução da maioridade penal”, disse Bolsonaro.
A principal PEC que trata do tema, proposta em 1993 pelo então-deputado Benedito Domingos, passou pela Câmara em 2015 e está travada no Senado desde 2019.
O texto, que, no Senado, é chamado PEC 115/2015, aguarda designação de relator na CCJ desde o início de dezembro daquele ano, após o então relator, o senador Marcelo Castro (MDB), sair da comissão.
Ainda discutindo o tema no evento, o presidente também disseminou desinformação sobre a Lula (PT), segundo a qual o petista defenderia “beber cerveja” com ladrões de celular, figuras muito associadas ao tema da maioridade penal.
Bolsonaro se referia a um vídeo descontextualizado do ex-presidente, composto por dois trechos diferentes de uma entrevista concedida a duas rádios universitárias de Pernambuco em 2017.
Na ocasião, Lula relativizou a culpa de um ladrão de celular: “Para que [uma pessoa] roubar um celular? Para vender. Para ganhar um dinheirinho. Então eu penso que essa violência que está em Pernambuco é causada pela desesperança”.
A fala sobre beber cerveja, porém, ocorre em trecho completamente distinto, no qual fala sobre ódio entre adversários políticos a partir de uma metáfora sobre futebol: “É preciso distensionar, para a sociedade perceber que a torcida do Santa Cruz e do Sport não são inimigas, são adversárias durante o jogo. Depois vão para o bar tomar uma cerveja junto”.
Clique abaixo para acessar o vídeo: