PF desarticula quadrilha de operadores do Orçamento Secreto no Maranhão
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (14), a primeira operação voltada a crimes envolvendo o chamado Orçamento Secreto. Chamada de "Quebra Ossos", a operação desarticula um grupo criminoso que inseria dados falsos em sistemas do SUS...
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (14), a primeira operação voltada a crimes envolvendo o chamado Orçamento Secreto. Chamada de “Quebra Ossos”, a operação desarticula um grupo criminoso que inseria dados falsos em sistemas do SUS para receber repasses federais decorrentes de emendas parlamentares.
A Justiça Federal no Maranhão autorizou 16 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária, nos municípios maranhenses de Igarapé Grande, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Caxias e Timon. Também foram realizadas buscas em Teresina e Parnaíba, no Piauí.
A PF afirma que, em 2020, Igarapé Grande realizou mais de 12,7 mil radiografias de dedo – é como se, em um ano de pandemia, os 11,5 mil habitantes da cidade tivessem feito mais de uma chapa de seus dedos naquele ano. O número inflado de procedimentos resultou em verbas maiores para a saúde da cidade no ano seguinte, por meio do Orçamento Secreto.
O grupo, alvo da operação, tem histórico em diversos municípios maranhenses desde 2018, e é conhecido justamente pela inserção de dados falsos no sistema do SUS, visando o desvio de verbas.
A PF aponta os possíveis crimes de inserção de dados falsos, fraude à licitação, superfaturamento contratual, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)